ANIVERSÁRIO DE JEAN CLAUDE PETIT.

Publicado por admin em ter, 11/14/2017 - 10:10
Jean Claude Petit teve a oportunidade de assinar a trilha sonora da da cinebiografia  da cantora Dalida, a qual ele chegou a acompanhar em várias oportunidades como arranjador, por ocasião de seus shows.

Neste dia 14 de novembro o compositor Jean Claude Petit está aniversariando, ele que nasceu em Paris no dia 14 de novembro de 1943. Trata-se de um compositor de sólida formação erudita, que bem por isso imprime sempre em suas composições algo que possa identifica-lo com trabalhos como de Rossini, Verdi, Mozart, Prokofiev e muitos outros.

Jean Claude Petit começou sua carreira de músico aos 16 anos, envolvendo-se em várias apresentações de jazz, sua grande paixão. Ele tocou com grandes músicos como Dexter Gordon e Johnny Griffin. A partir de 1968 ele se envolveu definitivamente no show business francês e começou a gravar seus primeiros discos. Foi arranjador e músico de importantes interpretes da música francesa.

 

Jean Claude Petit entrou para o cinema por influencia do diretor Robert Hossein.

O trabalho de PETIT para o filme de Jean Paul Rappeneau CYRANO, em 1990, filme protagonizado por Gerard Depardieu, tivemos desdobramentos, já que ele foi ameaçado por um processo pelo compositor Danny Elfman, por plágio, já que a música lembra o tema de BATMAN, filme de Tim Burton. Segundo Petit a culpa foi do próprio diretor Jean Paul, que aceitou sugestão do seu filho Martin, para que sugeriu que a trilha poderia se aproximar de BATMAN. Mas com a trilha sonora de CYRANO DE BERGERAC, Petit ganhou o César, que é uma espécie de Oscar da França pelo seu trabalho.

Jean Claude Petit trabalhou com Claude Berri em várias oportunidades, uma delas, por ocasião do filme Jean De Florette em 1986, produziu um belíssimo trabalho, inspirado na obra de Verdi A força do Destino. Peti contou com a participação do gaitista belga Toots Thielemans que valorizou sobremaneira a sua composição. A música posteriormente foi utilizada no comercial da cerveja Stella Artois.

No ano passado, Jean Claude Petit teve a oportunidade de assinar a trilha sonora da da cinebiografia  da cantora Dalida, a qual ele chegou a acompanhar em várias oportunidades como arranjador, por ocasião de seus shows.

Você pode ouvir a belíssima música composta por Jean Claude Petit para o filme Jean De Florette. No vídeo uma apresentação da Orquestra Lamoureux regida por Jean Claude Petit e a participação do gaitista Olivier Ker Ourio no Teatro do Champs-Elysées no dia 16 de dezembro de 2016.