ANIVERSÁRIO DE TERENCE BLANCHARD

Publicado por admin em seg, 03/12/2018 - 19:33
Por exemplo neste dia 13 de março Terence Blanchard vai comemorar o seu aniversário em grande estilo, pois estará se apresentando em Sevilha na Espanha. No dia 14 vai até a cidade do Porto em Portugal, para retornar à Espanha para completar a turnê que passa por Murcia, Burgos e termina em Madri no dia 18 de março.

O pai de Terence Blanchard era cantor de opera e sua mãe pianista, uma atmosfera mais do que musical para que ele enveredasse pelo caminho da música. Mas quando ele se deparou com o trumpetista Alvin Alcorn, no seu tempo de estudante, nem pestanejou e logo elegeu este instrumento como o preferido. Amigo de infância de Winston Marsalis no berço do jazz, New Orleans. Passou por algumas bandas, gravou vários álbuns e faturou muitos prêmios. Em meio a louros e glórias, a amizade com Spike Lee o aproximou do cinema e assim sendo FEBRE NA SELVA, foi sua primeira trilha em 1991. Mas foi no ano seguinte que ele começou a chamar a atenção do mundo do cinema pelo trabalho de peso para o filme de Spike Lee MALCOLM X. Hoje com mais de sessenta trilhas consolidou sua participação na sétima arte. No ano passado abrilhantou o principal evento de música no cinema do mundo na cidade belga de Ghent, ao promover uma performance simplesmente espetacular valendo-lhe um prêmio especial World Soundtrack Award.

Terence Blanchard não é apenas reconhecido como um dos melhores trompetistas do mundo do jazz, mas o seu mergulho literal no universo da música trouxe como reconhecimento, nada mais do que cinco prêmios Grammy. Uma das grandes paixões de Blanchard além do jazz, do boxe e do cinema é dar aulas, por isso uma vez por semana ele é visto no campus da Universidade de Berklee em Boston.Em 2011 depois de assistir a ópera "The Ghosts of Versailles" de John Corigliano, ele sentiu-se inspirado a tentar uma grande proeza, compor uma ópera foi desta maneira que nasceu “Opera In Jazz”.Depois de compor a trilha sonora do filme O COMEDIANTE, do diretor Taulor Hackford estrelada por Robert De Niro, ele resolveu dar um tempo e se dedicar mais as suas atividades jazzísticas excursionando. Por exemplo neste dia 13 de março Terence Blanchard vai comemorar o seu aniversário em grande estilo, pois estará se apresentando em Sevilha na Espanha. No dia 14 vai até a cidade do Porto em Portugal, para retornar à Espanha para completar a turnê que passa por Murcia, Burgos e termina em Madri no dia 18 de março.Terence Blanchard produziu belíssimas trilhas para o cinema, sendo a mais premiada a música do filme 25HORA recebendo indicação para o Globo de Ouro. Contudo um dos trabalhos mais apurados de Blanchard foi para o filme de 2006 de Spike Lee, O PLANO PERFEITO, onde o compositor esbanja todo o seu talento.