A PROFECIA (1976)

Publicado por admin em ter, 10/03/2017 - 09:26
Trilha sonora original do filme A Profecia composta por Jerry Goldsmith

O filme A PROFECIA, dirigido brilhantemente por Richard Donner, tem um elenco encabeçado por Gregory Peck e Lee Remick. A partir da adoção de um bebê, um casal americano se vê envolvido em estranhos fenômenos. Um estilo meio gótico com uma narrativa perturbadora, o filme desafia o sistema nervoso do espectador, com algumas cenas mais fortes como a da decapitação e a do cemitério. O filme abriu caminho para uma sequência cinematográfica num gênero que havia começado a se mostrar promissor a partir de O EXORCISTA.

A trilha sonora de Jerry Goldsmith valoriza tremendamente o filme, principalmente com um estilo de composição que fugiu ao padrão convencional dos filmes do gênero. Goldsmith se utilizou de um coro entoando cânticos gregorianos, o que acentuava ainda mais as cenas agudas do filme. Goldsmith conseguiu produzir uma trilha milimetricamente perfeita e ajustada ao filme, pois em determinados momentos, com um estilo obsessivo, a música não se desprende das cenas. A cena do altar nos remete a um estilo mais gótico, característico dos filmes do italiano Dario Argento.

 A cena que começa mostrando um cão pitbull e depois a câmera se movendo lentamente em direção a um balanço, onde está o garoto Damian, tem todo o seu percurso aproveitando recursos sonoros, em que a música aguarda o instante certo, após o devido enquadramento do garoto, só então surgem os acordes reforçando o semblante diabólico do pequeno demônio.

Por outro lado, temos a cena do casal, formado por Gregory Peck e Lee Remick, caminhando pelo parque, neste instante a música de Goldsmith assume um papel doce e de encantamento com acordes emanados de flauta, oboé e clarinete.

A trilha sonora de Jerry Goldsmith merecidamente foi agraciada com o Óscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, com indicação da canção “Ave Satani” que é um autêntico canto gregoriano. No entanto, a bonita canção “The Piper Dreams”, interpretada pela esposa de Goldsmith, Carol Heather foi ignorada pela crítica especializada.

A execução da trilha sonora de A PROFECIA coube a The National Philarmonic Orchestra que foi regida por Lionel Newman.