ADEUS ÀS ILUSÕES (1965)

Publicado por admin em seg, 10/02/2017 - 15:13
Trilha sonora original do filme Adeus as Ilusões composta por Johnny Mande

ADEUS ÀS ILUSÕES é um filme muito bem dirigido pelo notável Vincent Minnelli que era uma pessoa de cultura admirável e que de certa forma conseguiu dominar a indústria cinematográfica de Hollywood no seu apogeu. Foi graças a esse notável cineasta que a Metro conseguiu até os anos 1960 se transformar no grande estúdio especializado em comédias brilhantes e filmes musicais de grande empolgação. Mas neste filme, Minnelli envereda pelo rumo do drama, e mostra a artista (Elizabeth Tayllor) tentando, lutando contra o conservadorismo, educar o seu filho em casa, porém é impedida pelas autoridades. Ela coloca o filho numa escola que é dirigida por um sacerdote (Richard Burton) e nasce então um romance entre os dois. Uma história de contornos dramáticos, no entanto romanceada e que mereceria uma trilha sonora toda especial. Aliás, vale frisar que Minnelli sempre teve uma preocupação muito grande com a parte musical de seus filmes, não por acaso dirigiu importantes musicais como SINFONIA EM PARIS, A RODA DA FORTUNA, ESTRANHO NO PARAISO e muitos outros. A demonstração de que o cineasta Minnelli sempre valorizou a parte musical pode ser atestada pelos importantes compositores com os quais trabalhou como George Gershwin, David Raksin, Adolph Deutsch, Miklos Rozsa, André Previn, Elmer Bernstein sendo que em ADEUS ÀS ILUSÕES, ele convidou Johnny Mandell.

A primeira trilha sonora composta por Mandell, e que impressionou sobremaneira pelo tratamento jazzístico que ofereceu a um tema profundamente indigesto para a sociedade americana que é a pena de morte, foi QUERO VIVER de 1958, filme dirigido por Robert Wise. A trilha sonora de Mandell é jazz puro e foi indicada para o prêmio Grammy.

Na trilha de ADEUS ÀS ILUSÕES, Mandell introduziu a canção ”The Shadow Of Your Smile” que alcançou um estrondoso sucesso, frequentando por muito tempo as paradas de sucesso. . A canção “The Shadow Of Your Smile” de forma merecida foi premiada com o Oscar de melhor canção e o Grammy. A canção foi ainda indicada para concorrer ao Globo de Ouro.

Johnny Mandel trabalhou junto com o letrista Paul Francis Webster que foi responsável por inúmeros outros sucessos em matéria de canção para filmes como a inesquecível “Love Is a Many Splendored Thing”, do filme SUPLÍCIO DE UMA SAUDADE (1955). A série de televisão M.A.S.H. rendeu vários prêmios a Mandell por sua valiosa contribuição musical. Normam Jewison o convidou para compor a trilha de OS RUSSOS ESTÃO CHEGANDO Johnny Mandell fez um belíssimo trabalho compondo um score de rara beleza.