ANIVERSÁRIO DE ANGELO BADALAMENTI

Publicado por admin em qua, 03/21/2018 - 17:02
 Angelo Badalamenti nasceu em 22 de março de 1938 no bairro do  Brooklyn, cidade de  Nova Iorque. Filho de um pai italiano e mãe americana, ele cresceu escutando opera e música clássica. Estudou na Eastman School e completou sua formação na Manhattan Music of School.

Angelo Badalamenti nasceu em 22 de março de 1938 no bairro do  Brooklyn, cidade de  Nova Iorque. Filho de um pai italiano e mãe americana, ele cresceu escutando opera e música clássica. Estudou na Eastman School e completou sua formação na Manhattan Music of School. Na década de setenta, ele compôs trilhas para dois filmes que não conseguiram grande êxito e que não contribuíram em nada para impulsionar sua carreira de compositor de trilhas. No entanto, a partir da sua amizade com o cineasta David Lynch e o trabalho para VELUDO AZUL em 1986, tudo mudou na trajetória de Badalamenti no cinema.

Originalmente Ângelo Badalamenti foi contratado para treinar a atriz Isabella Rosselini para que ela cantasse no filme VELUDO AZUL, mas ele ficou também responsável pela música do filme. Nascia então uma profunda amizade entre Badalamenti e Lynch. Aliás o compositor chegou certa vez a dizer que Lynch seria sua segunda esposa, isso claro, querendo demonstrar que o relacionamento entre eles era de profundo respeito, como num casamento, onde duas pessoas se admiram. Segundo Badalamenti, apesar de David Lynch não conhecer música, ele é preciso na descrição do tipo de música que pretende utilizar em seus filmes, dando todos os contornos, do tipo:” olha quero uma música que leve para o mundo abstrato, que poderia ser escuro, excêntrico, amargo, doce ou tragicamente bonito”. A partir desse instante, o que prevalece é a sensibilidade do compositor em captar a mensagem e transformá-la em música para os filmes de Lynch. Essa parceria entre Badalamenti e Lynch tem sido bastante duradoura.

O compositor Ângelo Badalamenti ficou conhecido principalmente depois do maravilhoso trabalho que produziu para a serie TWIN PEAKS.

Angelo Badalamenti já tem 89 trilhas sonoras compostas, tendo arrebatado 11 prêmios em distintos eventos cinematográficos. Um de seus mais expressivos trabalhos musicais foi para o filme ETERNO AMOR dirigido por Jean Pierre Jeunet de 2005 que é de uma beleza sublime.