ANIVERSÁRIO DE ELENI KARAINDROU.

Publicado por admin em sab, 11/25/2017 - 00:19
Eleni Karaindru produziu inspirados trabalhos para o cinema, mas sem dúvida, uma das trilhas que poderia ser considerada como uma legítima obra de arte foi seu trabalho para o filme A ETERNIDADE E UM DIA.

Nascida numa pequena aldeia grega chamada Monte, na província de Teicho no dia 25 de novembro de 1939, Eleni Karaindrou conviveu com uma atmosfera musical desde sua infância. Aos 7 anos começou a estudar piano e demonstrava uma grande vocação para o campo da música. Complementou mais tarde os seus estudos de composição, orquestração e regência estudando com a grande expressão da França, Nádia Boulanger.

De volta à Grécia passou a se interessar pelo teatro e cinema. A sua estréia no cinema se deu em 1975 através do filme Crônica de Domingo do diretor Christopoulus Christophine. A música acabou recebendo um premio especial no Festival de Cinema de Tessalônica.

 Em 1982 Eleni Karaindrou conheceu o cineasta Theo Angelopoulus com quem estabeleceu uma parceria profissional a ponto de render criativos e expressivos trabalhos. A primeira trilha sonora que ela compôs para Angelopoulus foi para o filme Viagem Para Citera. Eleni Karaindrou tem doces lembranças da sua infância quando da sua casa, ouvia os cantos bizantinos que ecoavam a partir da igreja. Impossível não perceber a influência da música bizantina nas suas composições.

Eleni Karaindru produziu inspirados trabalhos para o cinema, mas sem dúvida, uma das trilhas que poderia ser considerada como uma legítima obra de arte foi seu trabalho para o filme A ETERNIDADE E UM DIA. O filme mostra um escritor interpretado magnificamente pelo ator Bruno Ganz, que cruzando a linha final da sua existência passa a conviver com os fantasmas que o atormentaram durante sua vida. O filme arrebatou a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1998. A música composta por Eleni Karaindrou é de uma sensibilidade pungente. 

Eleni Karaindou acabou de compor a trilha sonora para um curta metragem do cineasta sérvio Radisav Jevric.