ANIVERSÁRIO DE BRUCE ROWLAND

Publicado por admin em qua, 05/09/2018 - 11:18
Bruce Rowland é um dos mais importantes nomes da música no cinema da Austrália, que pavimentou uma carreira vitoriosa. Ele nasceu em Melbourne, Austrália, no dia 09 de maio de 1942. Dentro de uma família que nutria profunda identidade com a música, com Bruce não seria diferente.

Bruce Rowland é um dos mais importantes nomes da música no cinema da Austrália, que pavimentou uma carreira vitoriosa. Ele nasceu em Melbourne, Austrália, no dia 09 de maio de 1942. Dentro de uma família que nutria profunda identidade com a música, com Bruce não seria diferente. Estudou piano e depois na sua juventude foi ligado a várias bandas. Desenvolveu uma habilidade como arranjador, a ponto de ser extremamente requisitado. Dentre os artistas para os quais arranjou podemos destacar Olivia Newton John. Durante a década de sessenta era presença constante nos programas musicais da televisão australiana. Nos anos setenta começou a desenvolver trabalhos para agencias de publicidade na produção de trilhas para comerciais de rádio e televisão. Sua primeira experiência no campo das trilhas para o cinema aconteceu em 1980 através do filme O CÉU DA AUSTRÁLIA. Sua primeira trilha sonora de sucesso é de 1982 para o filme de George Miller HERANÇA DE UM VALENTE estrelado por Kirk Douglas, que valeu-lhe o primeiro premio no Festival de Cinema da Austrália. Aliás este filme HERANÇA DE UM VALENTE teria uma sequência em 1988 com o cineasta Geoff Burrowes. Em 1985 ele teve a sua trilha sonora para o filme UMA OBSESSÃO INDECENTE premiada pelo Instituto Australiano de Cinema. Até aqui são mais de quarenta trilhas sonoras para o cinema e televisão. Possuindo um estúdio de gravação em Melbourne, onde ele continua trabalhando na produção de trilhas sonoras para comerciais. Bem por isso, estabeleceu uma ponte entre Melbourne e Los  Angeles, pois desde a década de noventa passou a atender clientes norte-americanos.

O interessante é que dado o grande sucesso de seu trabalho para a trilha sonora de THE SNOWY RIVER (HERANÇA DE UM VALENTE), isso acabou associando sua imagem, por exemplo em eventos hípicos, nesse sentido em 2011 ele compôs o prefixo musical da Copa de Hipismo da Austrália The Cup. No ano passado gravou um álbum intitulado BRUCE ROWLAND: THE MAN FROM SNOWY RIVER , contendo vários temas produzidos para o cinema, sendo executados ao piano pelo próprio autor, com lançamento pela Varese Sarabande.