E.T.- O EXTRA TERRESTRE (1982)

Publicado por admin em ter, 10/03/2017 - 09:57
Trilha sonora original de E.T composta por John Williams

A trilha sonora do filme E.T.- O EXTRA TERRESTRE rendeu o quarto Óscar ao conceituado compositor John Williams. Com esse trabalho ele ganho outros prêmios importantes como Globo de Ouro, Grammy, Bafta e ainda o da Academia de Filmes de Ficção dos Estados Unidos.

A música “Flying” marca uma das cenas mais antológicas do filme, o momento em que o pequeno Elliot na sua bicicleta, junto com o ET, tenta encontrar o caminho da casa de seu amigo. Uma cena magnífica e que foi valorizada pelos excepcionais recursos dos efeitos especiais, mas que foi grifada notadamente pela música de John Williams. Na opinião do compositor é uma tarefa fantástica, quando se faz um exercício de imaginação para compor a música para uma determinada cena que você não visualizou. Foi o caso dessa mencionada cena, sobre a qual John Williams afirmou:

A primeira vez que vi ET, não havia bicicleta na cena da lua, porque a montagem com o efeito especial ainda não estava completa. Veja, um compositor nem sempre pode se valer da beleza dos efeitos visuais. Antes, é preciso usar a imaginação e testar os limites da linguagem musical.

 

 É justamente essa imaginação que permite ao compositor criar uma atmosfera capaz de inspirá-lo a acompanhar uma determinada cena.

A música “Over The Moon” permite que John Williams nos mostre toda a sua influência erudita, pois a peça mais se parece um concerto para piano e orquestra. A música batizada de “Adventure On Earth” é aquela na qual o compositor transforma sua trilha numa autêntica suite sinfônica com duração de 15 minutos e dez segundos.

A trilha sonora do filme E.T.- O EXTRA TERRESTRE contribuiu mais uma vez para cativar o cineasta Steven Spielberg, que, desde LOUCA ESCAPADA (1974), aprendeu a admirar e valorizar o trabalho do compositor e amigo John Williams. Por isso, Steven Spielberg, em todos os encartes dos discos de John Williams, nunca deixa de ressaltar a importância da música para o sucesso dos seus filmes.

Uma trilha extremamente consagradora para a carreira de John Williams valendo-lhe importantes prêmios como o Oscar, Globo de Ouro, Grammy, Bafta, alÉm de inúmeras outras distinções.

A música de John Williams para o filme serviu não só para que o compositor empolgasse sua enorme legião de fãs, mas para que também enchesse os olhos das crianças de brilho e lágrimas.