GUERRA NAS ESTRELAS (1977)

Publicado por admin em ter, 10/03/2017 - 09:40
Trilha sonora original de Guerra nas Estrelas comosta por John Williams

O filme GUERRA NAS ESTRELAS, de George Lucas, representou um autêntico marco na história do cinema. Mas, inegavelmente, a música composta por John Williams se tornou um prefixo musical mundialmente conhecido. Uma emissora de rádio da Inglaterra realizou uma pesquisa que indicou GUERRA NAS ESTRELAS como a melhor trilha de todos os tempos. Bem, ela tem seu lugar garantido entre as melhores, o que já se caracteriza como um reconhecimento importante. É claro que quando se fala sobre trilha sonora, não está em pauta apenas e tão somente o tema principal. Há que se levar em consideração o conjunto da trilha com objetivo de perceber o papel que ela desempenha no contexto do filme. Indiscutivelmente, a música mais difundida da trilha sonora de GUERRA NAS ESTRELAS acabou sendo o tema principal, muito embora tenhamos que reconhecer a beleza que, por exemplo, encontramos na música que tempera as cenas em que aparece a Princesa Leia Organa. A apoteótica Marcha Imperial também merece registro pela opulência e importância que assume dentro da narrativa.

John Williams mostrou-se aplicado e cuidadoso, elaborando uma trilha sonora que pudesse também servir de contraponto, não simplesmente se contentando em seguir as cenas.

Um dos exemplos nesse sentido pode ser dado através da música para a cena da Batalha na Floresta. A música tem um peso sinfônico que contribui não só para reforçar as cenas, mas também para mexer com as emoções do espectador. A conjugação perfeita de madeiras e metais contribui para oferecer à música um momento apoteótico, valorizando a produção cinematográfica. A robustez da música de Williams foi reforçada pelo cunho sinfônico de uma das mais respeitadas orquestras do mundo, Sinfônica de Londres.

A trilha sonora de GUERRA NAS ESTRELAS se transformou num espetáculo sinfônico intitulado “Stars Wars In Concert” com as músicas de John Williams compostas para as seis sagas da série. A execução deste espetáculo ficou a cargo da Royal Phillarmonic Orchestra e Coro da Inglaterra.

O reconhecimento do valor da trilha sonora do filme pode também ser atestado através dos prêmios recebidos. John Williams ficou com o Oscar, Bafta, Globo de Ouro, Grammy e ainda o prêmio da Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles.

John Williams, durante os treze anos que permaneceu à frente da Boston Pops Orchestra, inseriu em vários concertos a trilha sonora de GUERRA NAS ESTRELAS, principalmente pelo fato de perceber a grande afinidade do público com esse seu trabalho. Aliás, depois da sua aposentadoria, em dezembro de 1993, John Williams passou a ser considerado como Maestro Laureado, o que ainda lhe permite reger a Boston Pops Orchestra, em ocasiões muito especiais.