O DESCOBRIMENTO DE BURWELL

Publicado por admin em dom, 11/18/2018 - 10:28
 compositor está completando neste dia 18 de novembro, 63 anos atingindo a marca de 100 trilhas compostas. Foi assim que descobri o talentoso e criativo compositor Carter Burwell.

Em 1985 depois de assistir ao filme dos irmãos Coen, GOSTO DE SANGUE, fiquei profundamente interessado em adquirir a trilha sonora daquele filme, que foi composta por um compositor de quem nunca tinha ouvido falar, de nome Carter Burwell. Dois anos mais tarde,  consegui adquirir a trilha sonora do filme, sendo que para minha surpresa o CD veio com dois trabalhos do compositor, GOSTO DE SANGUE e ARIZONA NUNCA MAIS. Bem, nunca mais deixei de adquirir as trilhas deste compositor, que desde seu primeiro trabalho trazia uma proposta diferente quanto a solução musical para um filme. Não por acaso Carter Burwell completa 33 anos de parceria com os irmãos Coen.

Neste ano de 2018 o compositor Carter Burwell emplacou sua segunda indicação ao Oscar de melhor trilha sonora com a música para TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME, sendo que em 2016 a indicação aconteceu com a música do filme CAROL. Não é tarefa fácil, mas se tivesse que escolher minha trilha favorita de Burwell nem titubearia em apontar FARGO- UMA COMÉDIA DE ERROS. Como já disse, Burwell sempre apresenta soluções criativas para seus trabalhos. O filme FARGO se passa na cidade de Bathgate que fica na região da Dakota do North. A região é habitada principalmente por pessoas de descendência escandinava, justificando os nomes incomuns desses habitantes. Carter Burwell foi buscar inspiração para compor o tema principal, numa melodia tradicional do povo norueguês. Temos então uma música que apresenta inicialmente motivos com harpa, depois por um violino estilo norueguês insinuante solado pelo exímio Paul Peabody, seguido por uma percussão pesada. Todo esse conjunto musical faz da trilha sonora de FARGO, a minha preferida, composta por Carter Burwell. O compositor está completando neste dia 18 de novembro, 64 anos atingindo a marca de 100 trilhas compostas. Foi assim que descobri o talentoso e criativo compositor Carter Burwell.

Congratulations Mr. Burwell !