ANIVERSÁRIO DE MICHEL LEGRAND.

Publicado por admin em sab, 02/24/2018 - 12:27
No vídeo uma apresentação em 2009 de Michel Legrand ao piano e regendo a Orquestra Nacional de Ille-de-France nas dependências da Salle Pleyel  em Paris num concerto memorável dos seus principais trabalhos para o cinema.

Um  importante nome da música no cinema que completa 86 anos, neste dia 24 de fevereiro, é o respeitado Michel Legrand. Formado pelo Conservatório de Paris, Legrand entrou para o cinema no início da década de cinqüenta, mas foi na década de sessenta que ele consolidou o seu prestígio e conquistou um lugar de destaque no cenário da música no cinema. Consolidou parcerias importantes com nomes como de Jacques Demy, Louis Malle, Joseph Losey, Jean-Luc Goddard, Edouard Molinaro, John Sturges, Norman Jewison, Anatole Litvak e muitos outros. Amante da música popular brasileira chegou a tocar com vários músicos brasileiros e participou de muitas apresentações no Brasil.

Em 1965 ele consegue sua primeira indicação para concorrer ao Oscar pelo seu trabalho em OS GUARDA-CHUVAS DO AMOR. Bem, na verdade ele conseguiu foi muito mais que isso, já que acabou se constituindo numa autentica proeza, pois obteve três indicações com o mesmo filme. Isso mesmo, OS GUARDA-CHUVAS DO AMOR, foi indicado para concorrer ao Oscar de melhor trilha, melhor música adaptada e ainda melhor canção.

 Se você pensa que foi só isso, se enganou, já que em 1968 ele novamente é indicado três vezes para o Oscar, sendo duas pelo trabalho em O MAGNIFICO CROWN, indicado pela melhor trilha e também canção. Com esse seu trabalho ele conseguiu o primeiro Oscar de melhor canção ( The Windmills Of Your Mind, cantada por Noel Harrison). Ainda neste mesmo ano de 1968, Legrand concorre com uma outra trilha, desta feita para o musical DUAS GAROTAS ROMANTICAS, filme de Jacques Demy.

A formação recebida no Conservatório de Paris, estudando composição com os dois maiores expoentes do século XX, Nadia Boulanger e Henri Chaland servem para justificar o enorme talento deste pianista, compositor, regente e fenômeno musical chamado Michel Legrand.

Michel Legrand sempre foi um amante do jazz e dentre seus trabalhos para o cinema, poderíamos citar pelo menos dois, em que ele vai fundo nesse ritmo que conquistou o mundo. O primeiro deles foi para o filme de Louis Malle de 1958 ASCENSOR PARA O CADAFALSO, com Legrand trabalhando ao lado de Miles Davis. O segundo foi para o filme de Joseph Losey de 1962, EVA, com Jeanne Moreau. Apenas esses dois trabalhos podem oferecer uma percepção clara do enorme potencial e influência jazzística no trabalho de Michel Legrand.

Michel Legrand tem 180 trilhas sonoras no seu acervo, em seu curriculum Michel Legrand tem 3 Oscars, 1 Bafta, 1 Globo de Ouro, mas por mais incrível que possa parecer, ele nunca conquistou um Cesar, que é o Oscar da França. Pelo jeito, os franceses terão que dar um daqueles prêmios honorários para corrigir essa injustiça.

Em nosso arquivo de áudio uma gravação memorável editada em 1995 pela gravadora Auvidis & Traveling. Temos Michel Legrand no cravo e a harpista Catherine Michel escorados pela Orchestre Symphonique du Paris, interpretando a bonita trilha sonora do filme de Joseph Losey O MENSAGEIRO.

No vídeo uma apresentação em 2009 de Michel Legrand ao piano e regendo a Orquestra Nacional de d’ille-de-France nas dependências da Salle Pleyel em Paris num concerto memorável dos seus principais trabalhos para o cinema.