COINCIDÊNCIAS MUSICAIS NO CINEMA.

Publicado por admin em seg, 12/04/2017 - 09:47
Um dos casos mais célebres em relação à coincidência aconteceu por conta do a tema título do filme ANÔNIMO VENEZIANO música de autoria de Stelvio Cipriani e o tema de LOVE STORY composição de Francis Lai, ambas do ano de 1970.

Na música não há distinção de lugar e muito menos de gênero, as coincidências acabam acontecendo em qualquer circunstância. Mas o objeto da observação está voltado especificamente para as trilhas sonoras. Um dos casos mais célebres em relação à coincidência aconteceu por conta do a tema título do filme ANÔNIMO VENEZIANO música de autoria de Stelvio Cipriani e o tema de LOVE STORY composição de Francis Lai, ambas do ano de 1970. O que aconteceu é que o advogado da gravadora CAM que lançou a música de Stelvio Cipriani, havia inferido que a música de Francis Lai para o filme LOVE STORY estaria caracterizada como plágio de Anônimo Veneziano. A partir do momento em que o compositor Stelvio Cipriani ouviu a música de Francis Lai, orientou o seu advogado para que não tomasse nenhuma posição judicial, já que não estava caracterizado o plágio. Ocorre é que a notícia vazou para a imprensa, que logo passou a explorar o assunto, especulando sobre possível processo que seria movido pelo compositor italiano Stelvio Cipriani. Para dissipar qualquer desentendimento, Cipriani viajou até Paris, quando então teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o compositor Francis Lai. Frente ao grupo de repórteres o próprio Cipriani tratou de esclarecer o episódio, afirmando categoricamente que não havia nenhuma possibilidade de considerar o trabalho do compositor francês como plágio. Didaticamente ele pontuou a sua música, pedindo para que  Francis Lai fizesse o mesmo, mostrando aos jornalistas, visando dissipar qualquer dúvida.

Portanto, entre Anônino Veneziano e Love Story podemos concluir que o ocorrido pode ser caracterizado por mera “coincidência musical”.

Seguem as duas trilhas para que possam ser ouvidas e as conclusões confirmadas.