ANIVERSÁRIO DE DANNY ELFMAN

Publicado por admin em ter, 05/29/2018 - 09:11
Desde 2013 o compositor Danny Elfman passou a se dedicar a carreira concertista com sua primeira apresentação no clássico Albert Hall de Londres no dia 07 de outubro.   Suas trilhas continuam ecoando forte nas salas de concerto em varias partes do mundo. Neste momento ele está envolvido no novo filme de Tim Burton que só será lançado no ano que vem. Trata-se da refilmagem de DUMBO de Walt Disney, que será lançado em março do ano que vem.

Daniel Robert Elfman nasceu no dia 29 de maio de 1953 em Los Angeles, Califórnia. O pai dele era um professor, enquanto que sua mãe era uma novelista. Ela ganhou um Emmy pelo roteiro de em um filme feito para a TELEVISÃO. Danny passou toda a sua infância em Los Angeles. Quando ele tinha 18 anos, foi morar, juntamente com o seu irmão Richard na França. Foi na França que depois de se juntar a um grupo de teatro  que ele começou a pensar seriamente nas artes. Ou melhor, ele foi se familiarizado com os muitos instrumentos diferentes da orquestra e isso o tornava um amante da música na mais absoluta expressão. Depois de passar alguns anos na França, ele se mudou para a África onde permaneceu durante uma temporada. Em detrimento de ter contraído malária, acabou retornando para os Estados Unidos. Em 1980, Elfman trabalhou com o irmão dele, diretor Richard Elfman, no filme Zona Proibida, cuja trilha foi composta por Elfman em seu primeiro trabalho para o cinema,  utilizando o pseudônimo Oingo Boingo. Nessa primeira fase de sua carreira, os trabalhos musicais para o cinema não foram dos melhores, até pelo fato de que tudo era novo, também os filmes não eram os melhores. Marcando o início de uma parceria longeva com Tim Burton que renderia bons frutos, surge então em 1985 o filme As Grandes Aventuras de Pee-Wee.A partir de 1985, Danny Elfman começou a ser requisitado para compor trilhas para series televisivas como AMAZING STORIES, serie de Alfred Hitchcock. Mesmo trabalhando em comédias que alcançaram relativo sucesso de bilheteria como Os Fantasmas Se Divertem e Caça-Fantasmas II, parece que estava faltando um bom roteiro, uma produção de relevo para alavancar a carreira de Elfman no cinema. Em 1989 O diretor Tim Burton leva às telas de cinema a saga do Homem-Morcego das histórias em quadrinhos através de BATMAN. Foi justamente este trabalho que serviu para provar que Elfman não só era digno da oportunidade conferida, mas que tinha todas as condições de assumir desafios maiores. Pavimentando uma gloriosa carreira de compositor de trilhas lá se vão mais de 110 trilhas compostas que renderam 72 prêmios além da indicação para quatro Oscars.

Desde 2013 o compositor Danny Elfman passou a se dedicar a carreira concertista com sua primeira apresentação no clássico teatro Albert Hall de Londres no dia 07 de outubro de 2013.

 Suas trilhas continuam ecoando forte nas salas de concerto em varias partes do mundo. Neste momento ele está envolvido no novo filme de Tim Burton que só será lançado no ano que vem. Trata-se da refilmagem de DUMBO de Walt Disney, que será lançado em março do ano que vem.

Dentre tantas trilhas maravilhosas compostas por Danny Elfman impossível não destacar a pagina musical para o filme de Tim Burton EDWARD MÃOS  DE TESOURA, filme de 1990.

No arquivo de vídeo o concerto realizado em Viena, Áustria no dia 29 de setembro de 2017 em homenagem ao compositor Danny Elfman. A Orquestra Sinfônica da Rádio de Viena regida por James Shearman executando um repertório das principais trilhas compostas por Danny Elfman.