TRIBUTO PARA MARVIN HAMLISCH

Publicado por admin em sab, 06/02/2018 - 11:22
O  primeiro sucesso de Marvin Hamlisch para o cinema aconteceria em 1975, por ocasião do filme NOSSO AMOR DE ONTEM, filme estrelado por Robert Redford e sua amiga Barbra Streisand. Com este seu trabalho ele conquista o seu primeiro Oscar, levando ainda Globo de Ouro e Grammy. 

Marvin Hamlisch nasceu em Nova Iorque no dia 02 de junho de 1944 e estaria completando nesta data, 74 anos. Ele morreu no dia 06 de agosto de 2012 vítima de uma parada cardíaca, mas deixou uma contribuição extremamente importante dentro da música no cinema. Foi o aluno mais novo a ingressar na renomada Julliard School, quando tinha completado seis anos de idade.

Sua primeira trilha sonora para o cinema é de 1968, por ocasião do filme ENIGMA DE UMA VIDA. Em 1969 o compositor Marvin Hamlisch foi convidado pelo seu amigo Woody Allen para compor a trilha sonora do filme UM ASSALTANTE BEM TRAPALHÃO. Como chefe do departamento musical, ele obteve seu primeiro reconhecimento em 1973, com a estruturação da trilha sonora de GOLPE DE MESTRE.O  primeiro sucesso de Marvin Hamlisch para o cinema aconteceria em 1975, por ocasião do filme NOSSO AMOR DE ONTEM, filme estrelado por Robert Redford e sua amiga Barbra Streisand. Com este seu trabalho ele conquista o seu primeiro Oscar, levando ainda Globo de Ouro e Grammy. 

Ao longo da sua carreira foram 57 trilhas sonoras compostas, sendo que em pelo menos sete oportunidades, ele acaba aparecendo em cena. Como diretor musical também atuou na Broadway, sendo que seu trabalho mais famoso foi CHORUS LINE, que lhe valeu o Tony, uma espécie de Oscar do teatro, por este seu exuberante trabalho. Suas canções estão inseridas nas trilhas sonoras de mais de 200 filmes.

O seu profundo sentimento judaico, aliado ao sentimentalismo melancólico da música europeia, isso fez com que Marvin Hamlisch, por ocasião do filme de Alan Pakula A ESCOLHA DE SOFIA, de 1982, produzisse aquela que sem dúvida foi a sua mais expressiva trilha sonora composta para o cinema.