BATMAN (1989)

Publicado por admin em ter, 10/03/2017 - 15:28
Trilha sonora original do filme Batman composta por Danny Elfman

O diretor Tim Burton leva às telas do cinema a saga do Homem-Morcego das histórias em quadrinhos, BATMAN. O diretor Tim Burton e o compositor Danny Elfman estão juntos desde o primeiro trabalho de Burton. O diretor sempre confiou na capacidade criativa e soluções musicais encontradas por Danny Elfman para os seus filmes. É sem dúvida, uma parceria que nos faz lembrar Nino Rota e Fellini e John Williams e Spielberg.

Danny Elfman nunca escondeu de ninguém que suas composições, muitas vezes estão impregnadas de acordes que lembram Nino Rota e Bernard Herrmann, tudo em razão da grande admiração que sempre teve por estes notáveis compositores. Mas nada que possa ser identificado como plágio, diríamos que são, apenas, leves citações.

Danny Elfman, seguramente é hoje detentor de uma fama que o coloca no patamar de um dos compositores com maior legião de fãs em todo o mundo. É um fenômeno interessante, justificando o fato de que seus trabalhos acabam sempre em sintonia com que seu público espera. Não por acaso, hoje é requisitado para os filmes de ponta, diferentemente do que acontecia na década de 1980.

A trilha sonora de BATMAN se transformou num grande sucesso, principalmente a partir do “Tema de Batman”, criando um prefixo musical que seria usado nas sequências cinematográficas. A trilha sonora de Danny Elfman foi indicada ao Grammy.

Curiosamente, o compositor Jean Claude Petit foi ameaçado por um processo de Danny Elfman que identificou no trabalho do francês na trilha de CYRANO DE BERGERAC, filme de Jean Paul Rappennau, indícios de plágio com relação a sua música para BATMAN.

A trajetória de Danny Elfman no cinema começou ao lado do irmão Richard Elfman, no filme ZONA PROIBIDA. Além de ser a primeira trilha composta para o cinema, foi também o primeiro trabalho em que Danny Elfman utilizou o pseudônimo Oingo Boingo. Nessa primeira fase de sua carreira, os trabalhos musicais para o cinema não foram dos melhores, até pelo fato de que tudo era novo, também os filmes não eram os melhores. Marcando o início de uma parceria com Tim Burton que renderia bons frutos, surge então, em 1985, o filme AS GRANDES AVENTURAS DE PEE-WEE. Os trabalhos de Danny Elfman para o cineasta Tim Burton de maior visibilidade foram EDWARD MÃOS DE TESOURA, OS FANTASMAS SE DIVERTEM, NOIVA CADÁVER, PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS, A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE , ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS e tantas outras.

Em 1990, a carreira de Danny Elfman consegue um novo impulso, após ser convidado por Warren Beaty para compor a trilha sonora de DICK TRACY.

Hoje, com mais de uma centena de trilhas compostas para o cinema e televisão, Danny Elfman é reconhecidamente um importante nome em Hollywood, na categoria de compositor de ponta.