MÚSICA PARA CENAS DE MEDO.

Publicado por admin em ter, 12/26/2017 - 09:30
A trilha sonora de O CIRCULO DO MEDO é um dos exemplos mais eloquentes do quanto a música pode ajudar no sentido de reforçar as cenas do filme. A partir do tema de abertura o espectador é como que preparado para o medo que vai enfrentar pela frente.

Em sua obra Dom Quixote, Miguel de Cervantes sobre o medo escreveu: “um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer com que as coisas não pareçam o que são”. No cinema o reforço que uma cena de medo provoca, emana exatamente da música. 

No cinema existem dezenas de exemplos bem sucedidos em que a música cumpriu um papel exemplar, quanto a reforçar o impacto da cena. Claro que muitos poderiam invocar o filme PSICOSE e a música de Bernard Herrmann como um dos exemplos mais eloquentes. Ocorre que em se tratando da genialidade de Bernard Herrmann, isso não pode ficar restrito apenas a um único exemplo.

O CÍRCULO DO MEDO é um de 1962 dirigido pelo competente Lee. J. Thompson e protagonizado por Robert Mitchum e Gregory Peck. A música foi composta por Bernard Herrmann e todas as cenas envolvendo o personagem  Max ( Robert Mitchum) significam que entra em cena o medo. A música é perfeitamente adequada à cena. Esta produção foi refilmada por Martin Scorsese em 1991 através de CABO DO MEDO, filme que reuniu no elenco Nick Nolte, Robert De Niro e Jessica Lange. Nessa ocasião o cineasta Scorsese convidou o compositor Elmer Bernstein para compor a trilha sonora. Num gesto de humildade e reconhecimento do valor do trabalho do compositor Bernard Herrmann em O CIRCULO DO MEDO, Bernstein não teve dúvidas em sugerir o reaproveitamento da trilha integral do seu colega e assim foi feito.

A trilha sonora de O CÍRCULO DO MEDO é um dos exemplos mais eloquentes do quanto a música pode ajudar no sentido de reforçar as cenas do filme. A partir do tema de abertura o espectador é como que preparado para o medo que vai enfrentar pela frente.

Apresentamos a trilha sonora original de 1962 de O CÍRCULO DO MEDO composta por Bernard Herrmann regendo a The 20th Century Fox Orchestra.