
Se por um lado Sergio Leone acabou se inspirando em YOJIMBO para filmar POR UM PUNHADO DE DÓLARES então o cineasta Walter Hill também enveredou pelo mesmo caminho com o filme O ÚLTIMO MATADOR. A diferença é que no filme de Hill de 1996, O ÚLTIMO MATADOR não seria um western, mas um filme de gangsteres em plena época da depressão americana. Se Toshiro Mifune foi o astro escolhido por Kurosawa, já Walter Hill escolheria Bruce Willis para viver um matador de aluguel. Walter Hill pensou num especialista em filmes de western para produzir a trilha, mas só que a cadência da mesma seria diferenciada pois não seria um faroeste e sim filme de máfia americana. Depois que a trilha ficou pronta Walter Hill percebeu que não era aquilo que ele queria, foi quando recorreu ao parceiro de outas jornadas Ry Cooder para assinar a trilha de O ÚLTIMO MATADOR. A partir do tema principal dá para perceber uma distinção forte dos dois compositores, sendo que a proposta musical de Ry Cooder derivou para um blues.
Bem, mais uma vez com um trabalho rejeitado Elmer Bernstein não gostou nada dessa experiência e preferiu permitir que seus fãs pudessem ter acesso a trilha. Assim sendo a gravadora Varése Sarabande colocou no mercado em 1996 a trilha sonora completa de Elmer Bernstein que foi rejeitada.
Apresentamos as duas trilhas para que os apreciadores da trilha sonora possam avaliar a qualidade dos trabalhos de Elmer Bernstein (rejeitado) e do compositor Ry Cooder.